Paróquia Santos Anjos - Tabatinga AM

Foto: PASCOM

Visão Geral

A Catedral Santos Anjos da Guarda é a sede da Diocese do Alto Solimões, com sua sé episcopal situada em Tabatinga. A paróquia é a principal igreja matriz da região.

> Fundada originalmente como missão em 1910 por missionários capuchinhos, passou por diversas fases até ser oficialmente elevada à diocese em 1991.

Atividades Litúrgicas e Festas

> A paróquia realiza liturgias tradicionais como Páscoa e Semana Santa, com cerimônias como Benção dos Ramos, Vigília Pascal e Missa de Páscoa.

> Uma das principais celebrações é o Festejo dos Santos Anjos Miguel, Gabriel e Rafael, padroeiros da cidade, realizado anualmente no final de setembro. Inclui novenário, procissão, arraial com shows e um “Super Bingão” para arrecadar fundos 

Em maio de 2025, a paróquia também protagonizou a celebração dos 115 anos da Diocese do Alto Solimões, com missas às 08h e 19h30, reunindo todas as comunidades dos setores São Miguel, São Gabriel, São Rafael e as áreas missionárias 

Arquitetura e Entorno

A Catedral é bem conservada, com estrutura moderna e bem cuidada. Sua praça central, recentemente reformada pela prefeitura, conta com calçadão, paisagismo e espaços para caminhadas e convivência comunitária

História e Evangelização

> A missão iniciou-se em 1910 com os capuchinhos e impulsionou a formação religiosa em Tabatinga

> A paróquia foi oficialmente criada em 1971, e em 1982 iniciou-se a construção da matriz atual. Em 1991, com a criação da diocese, tornou-se catedral, atendendo a cerca de doze comunidades locais.

Localização e Contatos

Endereço: Rua Pedro Teixeira, 540, Centro, Tabatinga – AM, CEP 69640‑000

Telefone: (97) 3412‑2464

E‑maildascuria@yahoo.com.br, segundo listagem local

Funcionamento

De acordo com diretório local, os horários de atendimento são: 

Segunda e sábado: 08h00–11h30

Terça a sexta: 08h00–11h30 e 14h00–16h30

Domingos: Lentamente pela manhã, 07h00–10h00 e à noite entre 18h30–21h00 

Horários de celebrações específicas como missas diárias ou confissões podem variar — recomenda-se contato direto.

Resumo útil

AspectoDetalhes
Sede da DioceseCatedral Santos Anjos da Guarda, sede da Diocese do Alto Solimões
PadroeirosArcanjos Miguel, Gabriel e Rafael (festejados em setembro com novena e procissão)
Cronograma litúrgicoMissas regulares; celebrações da Semana Santa; festa dos padroeiros; eventos comemorativos regionais
Estrutura físicaIgreja bem conservada, praça reformada ao redor com área de convivência
ContatoRua Pedro Teixeira, 540 – Tabatinga, AM; tel. (97) 3412‑2464; e-mail lista local


Fonte: Google



Fotos: Carlos Alberto Gossel Pereira (Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Igreja Matriz 2014)

 

Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Igreja Matriz, localizada na Rua Pedro Teixeira, no Centro de Tabatinga.

Fotos: Carlos Alberto Gossel Pereira (Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Igreja Matriz 2014)


Foto: Reprodução redes sociais (1980)

No dia 20 de junho, fazemos memória dos cinco anos da páscoa definitiva de Dom Alcimar Caldas, OFMCap., pastor que marcou a história da Igreja com seu testemunho de fé e serviço.

"A missão de dom Alcimar na diocese do Alto Solimões, a terra onde ele nasceu, sempre esteve muito marcada pela dimensão social. Faleceu, domingo, 20 de junho de 2021, no Hospital Unimed de Manaus, Dom Alcimar Caldas Magalhães, bispo emérito da diocese do Alto Solimões. Segundo informou a diocese, a causa da morte foi parada cardíaca.
Nascido em 02 de fevereiro de 1940, na comunidade de Ourique, município de Benjamin Constant (AM), filho de seringueiros, foi ordenado sacerdote em 1967. Sua primeira missão foi como pároco na Paróquia de São Paulo Apóstolo em São Paulo de Olivença (AM), sendo eleito Conselheiro e Definidor da Custódia dos Frades Capuchinhos do Amazonas, em 1972. Dom Alcimar iria completar no dia 25 de outubro 40 anos de ordenação episcopal. Ele foi bispo da diocese de Carolina (MA) durante 9 anos, sendo transferido para a Prelazia do Alto Solimões em 18 de novembro de 1990. Posteriormente, em 16 de fevereiro de 1992, a prelazia foi instituída diocese e dom Alcimar foi nomeado bispo diocesano, cargo que ocupou até 20 de maio de 2015 em que o Papa Francisco aceitou sua renúncia canônica.
A missão de dom Alcimar na diocese do Alto Solimões, a terra onde ele nasceu, sempre esteve muito marcada pela dimensão social, ajudando a promover projetos a serviço de melhores condições de vida para o homem do interior. Seu trabalho foi reconhecido em muitas ocasiões. Em 1999 foi eleito Conselheiro do Estado do Amazonas para o Setor Primário, sendo condecorado pelo Governo do Amazonas com a medalha Marechal Cândido Rondon; no dia 31 de agosto de 2008, recebeu o título de Cavaleiro da Paz, por suas ações em favor da Vida e da Paz na região do Alto Solimões e em outros lugares por onde esteve; em 2009, foi indicado para concorrer ao Prêmio Brasileiro Imortal promovido pela Companhia Vale do Rio Doce, cujo objetivo era a eleição de seis brasileiros com atividades na área socioambiental e que tivesse real importância, apresentando benefícios e resultados comprováveis às comunidades, cidades, estados ou regiões em que atuam. Em parceria com entidades estrangeiras, governamentais, não governamentais e sociedade civil organizada realizou inúmeros projetos em prol dos mais carentes, como zoneamento ecológico, econômico participativo na Região do Alto Solimões, em 2002; implantação de sistemas de energia fotovoltaica, potabilização de água e educação socioambiental e sanitária, com a entidade italiana Sipec, em 2003 a 2006; validação de Tecnologia de produção de óleo de dendê, para Biodiesel por agricultores familiares no Amazonas, em 2006; desenvolvimento de agronegócios em comunidades do Alto Solimões, em 2008; flores tropicais em Tabatinga, em 2008; desenvolvimento sustentável de territórios rurais, no ano de 2008; desenvolvimento sustentável da Amazônia Fronteira de Brasil (Alto Solimões em Benjamin Constant), com a entidade italiana Iscos, no ano de 2010 a 2015; melhora da saúde e das condições de vida de comunidades indígenas da Amazônia, Rio Javaria – CIMI, no ano de 2010 a 2016." (Vatican News)

Cinco anos após sua Páscoa definitiva, elevamos nossas preces ao Senhor, confiando sua alma à infinita misericórdia do Pai e agradecendo pelo testemunho de fé que continua a iluminar nossa caminhada.












Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem